quarta-feira, 3 de julho de 2013

Entenda o contexto do futebol português e veja quem são os maiores clubes, os mais vitoriosos, as maiores torcidas e os principais clássicos de Portugal

Neste espaço, mostraremos uma compilação de informações inéditas em sites brasileiros sobre os clubes portugueses. Portugal é um país localizado na Península Ibérica, vizinho da Espanha, e que possui alguns importantes clubes no cenário europeu. Clubes como Porto e Benfica já venceram a Liga dos Campeões da Europa, sendo que o Benfica já teve a hegemonia do futebol europeu por um determinado período nos anos 60. Recentemente, outros clubes portugueses além de Porto e Benfica, como Sporting e Braga, disputaram fases decisivas da Liga Europa, segundo torneio de clubes mais importante da Europa, o que mostra que o futebol português está sim entre os mais importantes da Europa, ainda que em um patamar abaixo dos clubes ingleses, espanhóis, italianos e alemães.

Preferência pelo Futebol

Assim como nos principais países da Europa Ocidental, o futebol também é o esporte mais praticado e cultuado em Portugal. A média de público do Campeonato Português não aparece bem ranqueada, mas é por causa da característica do domínio de torcidas do país. Os três maiores clubes dominam o número de torcedores de tal forma que, enquanto eles mantém médias de público típicas de gigantes europeus, entre 30 e 50 mil espectadores por jogo, os demais clubes não possuem demanda suficiente para levar grandes públicos ao estádio, derrubando bruscamente a média de público pagante para aproximadamente 10 mil espectadores. Entretanto, essa média não reflete o verdadeiro interesse por este esporte, uma vez que os portugueses "respiram" futebol. Para se ter uma ideia, dentre os 20 programas mais vistos de 2013 na televisão em Portugal, apenas 3 não foram jogos de futebol: o último episódio da novela ‘Gabriela’; um capítulo de ‘Casa dos Segredos’ e a estreia de um reality show (Big Brother VIP). De resto, as outras 17 maiores audiências do país vieram de jogos da seleção portuguesa, Benfica, Sporting e Porto.

Maiores clubes de Portugal

Em Portugal, o futebol sempre foi historicamente polarizado por três clubes, que formam a trinca de gigantes do futebol português. Benfica, Porto e Sporting são os 3 maiores clubes da terrinha, os únicos grandes daquele país. Não por acaso, eles dominam amplamente o futebol português, sendo responsáveis por aproximadamente 95% dos títulos portugueses, esmagando o restante dos clubes, considerados de porte médio ou pequeno. Benfica e Sporting são os dois grandes da capital Lisboa, enquanto o Clube do Porto fica sediado na cidade que dá nome ao clube que a representa. Nas últimas décadas, Portugal se viu muito polarizado especialmente por Porto e Benfica, vistos hoje em dia como os dois maiores clubes do país. Assim sendo, na divisão de grandes por cidade, Portugal só possui duas cidades relevantes para o futebol:

Lisboa: SL Benfica e Sporting CP

Porto: FC do Porto

Não é difícil entender porque os portugueses consideram apenas esses 3 clubes como ‘grandes’. A explicação é histórica, desempenho e regularidade desde os primórdios, nunca foram rebaixados, e quase sempre são eles que disputam ponto a ponto os títulos de campeão português, com raríssimas exceções ao longo dos tempos. Naturalmente se tornaram os clubes mais populares do país em função disso.

Localização dos maiores clubes portugueses

Como podemos ver, Portugal é bastante polarizado entre duas cidades, as duas mais populosas do país: Lisboa e Porto. Portugal possui atualmente uma população de 11 milhões de pessoas. A capital Lisboa, que conta com cerca de 550 mil habitantes, mas que integra uma região metropolitana com mais de 3 milhões de pessoas, é a cidade onde se sediam Benfica e Sporting. O Benfica fica localizado na região central da capital, tal como seu arquirrival Sporting. O estádio de ambos fica relativamente próximo um do outro. O terceiro clube mais famoso da capital é o Belenenses, pequeno, mas tradicional clube lisbonense.

Cerca de 300 quilômetros ao norte, está a cidade do Porto, litorânea, segunda maior cidade portuguesa, atrás apenas da capital, e importante por constituir uma grande concentração de pequenas e médias indústrias, além de escoar a produção agrícola da fértil região norte de Portugal, especialmente das vinícolas que produzem o famoso vinho do porto. A cidade do Porto, de 250 mil habitantes, cuja metrópole soma 1,5 milhão de moradores, é a sede de um dos maiores clubes de Portugal, o Futebol Clube do Porto, que praticamente não tem rival na sua cidade-sede, dominando todos os holofotes sozinho, e possuindo a maioria esmagadora dos torcedores da cidade.

O mapa ao lado ilustra a localização das duas maiores cidades do país, local onde se situam os três grandes clubes portugueses.

Maiores torcidas de Portugal

Assim como ocorre nos títulos, no faturamento anual e em outras áreas, Benfica, Sporting e Porto também dominam Portugal no quesito ‘torcida’. São as três maiores torcidas do país, representando mais de 90% do total de torcedores. O Benfica continua sendo o clube mais popular de Portugal, fato consumado desde os Anos 50 e 60, quando ultrapassaram o Sporting, clube mais popular nos primórdios do futebol português. Os encarnados, modo como são chamados os torcedores do Benfica, estão presentes em todos os cantos do país, em percentual significativo. Apenas na região de Porto, que o Benfica não possui uma grande torcida, uma vez que o clube local domina a cidade do Porto e sua região como o mais popular com certa folga. Esse grande domínio local é suficiente para colocar o Clube do Porto em empate técnico com o Sporting, na disputa pelo posto de segundo clube mais popular.

Assim como o Benfica, os rivais Porto e Sporting também contam com uma boa quantidade de torcedores em outras regiões do país, porém, numa proporção nacional bem menos acentuada do que os benfiquistas. A torcida do Porto teve um crescimento muito grande nos Anos 90 e 2000, que foi a década em que finalmente ultrapassou a torcida do Sporting, que foi por décadas o segundo clube mais popular de Portugal. Por exemplo, em 1996, uma pesquisa realizada pelo Jornal Público/ Universidade Católica apontava o Benfica com 35,1% das preferências, o Sporting em segundo com 22,3% e o FC Porto em terceiro com 17,1%. Hoje, o cenário encontra-se um pouco diferente, muito embora as torcidas de Porto e Sporting ainda sejam bastante parelhas em tamanho. Veja nesta seção, que em 2003 uma pesquisa ainda colocava o Sporting acima, mas em 2012 o Porto que ficou na segunda posição.

Pesquisas de torcida em Portugal e na Europa de modo geral não são comuns, como no Brasil. Os europeus preferem fazer pesquisas mais voltadas para o mercado (audiência) do que para a simples contagem de torcedores, comum no Brasil. Mas existem algumas ‘sondagens’, forma como são chamadas as pesquisas de torcida pelos portugueses. Vamos a elas:

Pesquisa Nacional 1 – Portugal. Pesquisa do instituto O&O Performance, que entrevistou mais 1.500 portugueses em todas as regiões do país:

Clube
% de torcida
1  Benfica
39%
2  Porto
20%
3  Sporting
18%
4  Outros/ Nenhum
23%

Fonte: O&O Performance, 2012.(link)

Pesquisa Nacional 2 – Portugal. Pesquisa do instituto Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica, que entrevistou 772 pessoas acima dos 18 anos de idade em todas as regiões do país, margem de erro de 3,5%.
  
Clube
% de torcida
1  Benfica
30%
2  Sporting
16%
3  Porto
13%
4  Outros
5%

Fonte: Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica, 2003.(link)

Alguns clubes médios como Acadêmica, Belenenses e Braga possuem a maioria dos torcedores em suas respectivas cidades, são clubes estritamente locais, nada que possa comparar com a representatividade dos 3 gigantes portugueses. Segundo um estudo de 2010 do jornal Record/ Novadir, as maiores torcidas entre os médios e pequenos não ultrapassam os 2%:

Académica.....1,6%
Belenenses.....1,5%
Vitória SC.......1,3%
Braga...............0,9%
Boavista..........0,9%

Fonte: Jornal Record/ Novadir (Portugal), 2010.(link)

Maiores torcidas nas principais cidades

-- Na Região Metropolitana de Lisboa, o domínio é amplo da dupla da capital:

Pesquisa – Grande Lisboa

Benfica...........49,0%
Sporting.........36,9%
Porto................4,8%

-- Em contrapartida, na segunda maior cidade do país, cidade do Porto, o clube local é dominante, apesar de a cidade possuir uma quantidade razoável de torcedores forasteiros.

Pesquisa – Grande Porto

Porto..............63,8%
Benfica..........16,1%
Sporting...........6,9%

Fonte: Jornal Record/ Novadir (Portugal), 2010.

Clubes com mais sócios

Em Portugal, há uma forte cultura de associação aos clubes, entre as torcidas dos clubes portugueses. O Benfica está entre os clubes com o maior número de sócios do mundo. Mas Porto e Sporting também possuem números bastante significativos, quando comparados aos grandes de outros países europeus. Veja como era o ranking de sócios até pouco tempo atrás, segundo o site português Futebol Finance (2010).

1º Benfica – 171.000 sócios
2º Porto – 115.000 sócios
3º Sporting – 96.000 sócios
4º Vitória de Guimarães – 30.000 sócios
5º Acadêmica – 21.000 sócios
6º Braga  – 20.000 sócios

Clubes portugueses e a mídia

O Campeonato Português é uma liga nacional de razoável repercussão mundial, porém bem distante do top 5, as cinco ligas nacionais mais bem sucedidas da Europa. A Primeira Liga é a sexta liga nacional mais assistida da Europa, nada mal para um continente com tantos países, alguns até mais ricos que Portugal. O canal de tevê de Portugal que detém os direitos de transmissão é o SporTV (que não é o mesmo canal brasileiro, apesar do mesmo nome). No Brasil, o Sportv (Globosat) costuma transmitir alguns jogos do campeonato português. 

Em Portugal, os clubes com maior cobertura de mídia são Benfica, Porto e Sporting, principalmente o primeiro, que acaba recebendo maior atenção da mídia portuguesa em razão da maior torcida e de estar sediado em Lisboa, que concentra as grandes redes de comunicação do país, além de representar o maior mercado publicitário de Portugal. O Benfica é o campeão de audiência na TV portuguesa, responsável pelo maior número de jogos acima de 1,5 milhão de telespectadores. O Sporting ocupa a segunda posição no ranking atual de audiência (2012/13), a frente do Porto, embora nas temporadas de 2008 a 2011 o Porto tenha ficado minimamente na frente na média geral. O Clube do Porto sofre por estar fora do contexto da maior cidade do país, e por isso vê sua audiência abaixo dos rivais lisbonenses na capital, o que influencia diretamente seus índices de audiência. O quadro abaixo mostra a média de audiência dos grandes em Portugal entre as temporadas 2008 a 2011.

Fonte: Futebol Finance.

Cotas de Tevê – A Primeira Liga tem um método de divisão de receitas parecido ao espanhol, de negociação individual, privilegiando os grandes clubes. Muito se discute em Portugal, onde especialistas tem sugerido para os clubes mudarem para uma negociação coletiva. Segundo eles, essa mudança ajudaria a elevar os ganhos de todos os clubes. Em 2012, o Campeonato Português distribuiu cerca de 60 milhões de euros (cerca de 160 milhões de reais) de cota de TV para os clubes da primeira divisão. 

O Benfica tem uma cota menor que a dos rivais, apesar de ser o clube de maior audiência. Este fato é explicado pelos direitos de transmissão exclusivos do clube sobre os jogos em que é o mandante no Estádio da Luz. A TV Benfica é um canal pago de referência na terrinha, que arrecada mais dinheiro por fora, por ser a única emissora de Portugal a deter os direitos dos jogos em casa, o que faz do Benfica o clube que mais recebe da TV no final das contas, apesar de receber um pouco menos da Liga Portuguesa de Futebol Profissional

Se fôssemos estimar o valor real que a LPFP pagaria ao Benfica caso ele vendesse também os direitos de transmissão dos seus jogos em casa, provavelmente dobraria o valor de 7,9 milhões de euros (passaria a receber 15,8 milhões), já que o clube joga metade dos jogos da liga fora de casa e a outra metade dentro de casa. Veja como a LPFP divide a grana (sem contar os rendimentos da TV Benfica):

Fonte: Reflexão Oportista / Divulgação dos clubes 

Receitas dos clubes

A Liga Portuguesa, gerou cerca de 298 milhões de euros em receitas e foi a que mais cresceu na temporada 2011/2012 na Europa, continuando a ser vista como uma das sete melhores do mundo. Destes quase 300 milhões de euros, o Benfica é o clube que mais se destaca. Atingiu 91,2 milhões de euros em receitas, seguido pelo FC Porto com 72,2 milhões de euros e em terceiro lugar o Sporting com 40,8 milhões, o que perfaz uma arrecadação de 204,2 milhões de euros apenas com os 3 grandes (Fonte: Futebol Portugal). Um grande mérito dos clubes portugueses é obter grande parte de suas receitas com a venda de jogadores para clubes maiores no cenário europeu. O dinheiro distribuído pela liga portuguesa e pela TV é relativamente baixo, se comparado à grana recebida pelos clubes de outros países da Europa. Por isso, os clubes portugueses costumam fazer bem a ponte de jogadores vindos principalmente da América do Sul para os gigantes da Europa, contratando-os com baixo custo e vendendo-os a peso de ouro. Essa característica permite aos três grandes de Portugal um incremento muito significativo de receitas.

Clubes mais vitoriosos de Portugal

Pra variar, os 3 clubes mais ganhadores de Portugal são Benfica, Porto e Sporting. A disputa é mais acirrada entre os dois primeiros, que brigam pela hegemonia do país. O Benfica é o maior campeão português, mas já vê o rival Porto na cola, em plena ascensão nas últimas décadas. No cenário Europeu, ocorre algo parecido. O Benfica possui um bicampeonato europeu conquistado nos Anos 60, mas o Porto já igualou o rival ao vencer a Liga dos campeões em 1987 e 2004, deixando a disputa muito parelha nos títulos.

Nos Mundiais Interclubes, O Benfica perdeu as duas finais que disputou, deixando o Porto como o único clube português a chegar no topo do mundo. O Porto venceu a edição de 2004, sagrando-se campeão intercontinental/ mundial de clubes.

As equipes portuguesas muitas vezes não possuem a mesma condição econômica dos grandes clubes de outros países da Europa e por isso muitas vezes acabam focando no segundo maior torneio de clubes da Europa: a Uefa Europa League. Nesta competição, o Porto possui 2 títulos e os outros times portugueses costumam se destacar, sempre com boas campanhas nesta competição.

Campeonato Português: A atual denominação do Campeonato Português de Futebol é Primeira Liga ou Liga Sagres, organizada pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP). A Primeira Liga foi criada em 1938/39, mas já existia um torneio experimental desde 1934/35 que a LPFP também conta como título nacional. Atualmente, o campeonato é disputado em sistema de pontos corridos, em turno e returno. O quadro de títulos é totalmente dominado pelos três grandes clubes do país, um assombroso domínio que reflete bem a diferença dos grandes para os pequenos em Portugal. Em 80 anos de campeonato, apenas duas vezes o Campeonato Português não ficou entre Benfica, Sporting e Porto. O Belenenses venceu uma temporada em 1945/46 e o Boavista em 2000/01. Fora esses dois, nenhum outro clube pequeno conseguiu ser campeão nacional.

Veja o quadro com a quantidade total de títulos portugueses (1934/35 - atual) e também de títulos da Liga dos Campeões da Europa (Uefa Champions League), que é a maior competição europeia.

Clube
Campeonato Português
Uefa Champions League
Benfica
33
2
Porto
27
2
Sporting
18
-
Belenenses
1
-
Boavista
1
-


Maiores Clássicos de Portugal

O Clássico ou Superclássico Nacional é o jogo entre Benfica x PortoAtualmente, é o clássico mais importante de Portugal, envolvendo os dois maiores clubes, as duas maiores potências econômicas e as duas maiores torcidas do país. A rivalidade entre Porto e Benfica cresceu tanto nas últimas décadas que deixou o derby de Lisboa para trás. A briga pela hegemonia dos títulos no país e as disputas ano a ano mexem com os ânimos dos torcedores de ambas as equipes. Torcedores do Benfica encaram o Porto como o grande rival, o grande adversário a ser batido, apesar da rivalidade local com o Sporting ser muito forte também. Já para a torcida do Porto, não há qualquer dúvidas, uma vez que não existe rival na sua cidade. A vontade maior de derrotar o Benfica vem desde os primórdios do futebol português. A rivalidade muitas vezes transcende o âmbito esportivo e adquire traços bairrísticos, com influência política das cidades.

Derby Eterno ou Derby da Capital é o nome do clássico entre Benfica x SportingTambém chamado de Clássico dos Clássicos, é o grande derby da capital Lisboa, considerado o clássico mais tradicional de Portugal. O crescimento gigantesco do Clube do Porto fez com que o foco maior passasse para o Superclássico nacional, mas a rivalidade entre torcedores do Benfica e Sporting continua aflorada e intensa. O Benfica é o maior rival para a maioria esmagadora dos alvi-verdes, enquanto o Sporting divide o sentimento de rejeição com o Porto para os torcedores encarnados. O motivo da rivalidade é local, a disputa histórica pelo posto de maior clube da cidade e do país em tempos passados. Outra característica da rivalidade é que, enquanto os encarnados se intitulam como clube do povo e das classes baixas, os alvi-verdes se orgulham de ser um clube de origem abastada, quando o Sporting era tido como o clube da elite lisbonense no início do século XX.

Dragões Vs Leões é o nome do clássico entre Sporting x PortoNaturalmente tratado pela opinião pública de Portugal como o terceiro clássico do país em importância. Há rivalidade, disputa, provocação e rejeição de ambas as partes, mas numa intensidade bem inferior aos dois clássicos descritos acima, que envolvem o Benfica. Assim como acontece com o Clássico Nacional, o confronto Dragões versus Leões também apresenta a rixa política de cidades (Lisboa x Porto; sul x norte).

57 comentários:

  1. Que tal fazer pesquisas desse tipo sobre o futebol dos estados no Brasil?
    Parabés pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  2. parabens mesmo, muito interessante a materia sobre os nossos irmaos portugueses, e muito bem escrita tambem !

    ResponderExcluir
  3. Sou torcedor do Porto!!! muito boa a materia gostei muito, continua assim PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  4. A Académica é a melhor do mundo!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns gostei muitíssimo gosto muito do Belenenses acho simpatico e tem 1 titulo português legal!!!!

    ResponderExcluir
  6. Pena utilizares o termo "terrínha" quando te referes a PORTUGAL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Brasil, usamos este termo de maneira carinhosa para referir a Portugal.

      Excluir
    2. Agora passado este tempo ja coisas mudaram. O benfica ja nao tem mais adeptos no Norte que o Porto, o porto ja passou o benfica em numero de titulos ( 73 contra 69 dos encarnados) e o braga tem mais socios que o Guimaraes. o sporting continua sem ganhar titulos

      Excluir
    3. SOU DE CAMPINAS SP BRASIL, NAO TENHO LIGAÇAO NENHUMA COM PORTUGAL, MAIS SOU APAIXONADO PELO SPORTING, O GRANDE SPORTING DE TANTA TRADIÇAO E HISTORIA, VIVA O SPORTING

      Excluir
    4. SOU DO BRASIL, ADOREI, A MATERIA, NAO TENHO NEMHUMA LIGAÇAO COM PORTUGAL, MAIS SOU APAIXONADO PELO GRANDE SPORTING CLUBE PORTUGAL, E VIVA O SPORTING

      Excluir
  7. Olá,

    Hoje em dia, em portugal, só 2 clubes disputam a hegemonia do futebol aqui da terrinha, o Benfica e o FCPorto, há muito tempo que o sporting definha numa lenta agonia, não ganha nada e assim vai continuar, graças a Deus!!!!

    O FCPorto tornou-se indubitavelmente o maior clube de futebol de Portugal, não em torcida, o Benfica, graças aos tempos ditatoriais do "fdp" do salazar ainda tem um forte presença nas mentes retrogradas do país, mas tudo mudou, o FCPorto tem mais titulos oficiais conquistados e a nível internacional nem se fala. Neste momento são 74 para o FCporto, 72 para o benfica e 45(!!!!) para o sporting.

    Caso não saibam, Portugal é um país macrocéfalo, tudo está dependente de lisboa, a mídia é uma bosta por aqui, 95% da mídia é de lisboa e como tal tv's, jornais e rádios dão sempre um destaque exagerado aos clubes de lisboa. Destacam sempre como "nacional" um feito de um clube de lisboa, com grandes 1ªs páginas de jornais desportivos e das TV'S, é algo surreal o que por cá se passa e é assim em tudo, é assim em relação ao fado ( que pode ser muito lindo mas é lisboeta...), é assim em relação a coisas banais como sejam os pasteis de (belém) nata (parece que em Portugal não existem outros doces e com muito maior qualidade), enfim com tudo o que seja de lisboa, só vendem a imagem de lisboa no exterior...por aqui costuma-se dizer que portugal é lisboa e o resto é paisagem...

    Por outro lado denegrir o FCPorto é sempre encarado com grande entusiasmo pelos lisboetas. Mas o FCPorto tem sido o maior combatente da macrocefalia lisboeta.

    O FCPorto é um clube que tem uma expressão não só nacional mas também internacional.

    O que aqui escrevo vem a propósito do que o autor falou sobre o "derby eterno" ou o "clássico dos clássicos" estas designações só existem na mente dos adeptos e da mídia facciosa pertencente aos clubes macrocefalos da capital e só é considerado o clássico mais tradicional de Portugal
    por essas pessoas, a mim, e a muitos outros milhares de portugueses passa-me ao lado, sempre encarei um FC Porto Vs Boavista ( o 2º maior clube da cidade do Porto e o 4º maior clube de portugal com 1 campeonato nacional, 5 taças de portugal e 3 supertaças de portugal) com muito maior rivalidade do que esse pretenso "clássico dos clássicos", nas décadas de 40/50/60 era a imagem de um Portugal que o ditador salazar queria que fosse orgulho nacional, as suas cores, sporting (verde) e o benfica (vermelho) corporizavam isso na perfeição. Era uma altura em que praticamente só benfica e sporting ganhavam taças e campeonatos, em que, nas ex-colónias (Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde), só se ouviam os relatosde jogos de futebol do benfica, sporting, daí ainda existirem muitos adeptos destes 2 clubes por lá actualmente.

    Portugal, a imagem do portugal verdadeiro, com estas coisinhas todas, talvez não chegue ao Brasil desta forma, cheia de rivalidades mas perguntem ao Deco, ao Pepe, ao Branco, ao Geraldão, e talvez eles vos contem umas "estórias" bem engraçadas do que por aqui se passa na terrinha!

    Um abraço e gostei bastante do blogue, tou fã!

    Zé do Boné

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela participação e por compartilhar sua ótica. Abraço.

      Excluir
    2. Incrivel como os porristas vêm ate aqui denegrir a imagem do benfica quando todos sabemos q o q aconteceu foi exatamente o contrario,vcs igualaram o benfica atraves de corrupcao e anti benfiquismo,quero ver quando o vosso presidente morrer oq vai ser do porto.O benfica sera pra sempre o melhor e maior clube portugues com melhor imagem la fora.O porto é uma equipa de cidade enquanto o benfica é universal,deve ter mais adeptos na franca q o porto tem em portugal.
      Portugal tem dois times o benfica e o anti benfica.
      Abracos

      Excluir
    3. Rodrigo Santos, vocês são o exemplo do fair play, seja a comemorar os vossos títulos seja a ver comemorar os títulos dos adversários, como se viu agora em 2015... ah e tem um sentido um tanto estilinista de conviver com situações que não podem controlar, veja-se agora a história do JJ e o seu apagão do cartaz de comemoração do vosso bi-campeonato, ridículo, estalinista, salazarista como sempre foram... ah e descobri que a corrupção, os abusos de poder, tem uma data de nascimento, o dia 25 de abril de 1974, antes disso não existia nada disso, era tudo na paz do senhor, bem ao vosso jeito...mas esqueça essa idéia pré concebida de que quem é anti benfica é portista, este que aqui lhe escreve é hiper anti-benfiquista e é Boavisteiro, é um Boavisteiro que não esquece o que tentaram fazer ao meu clube, especialmente vindo das bandas da freguesia de benfica, por mim podem ter adeptos em qualquer parte do mundo e até na lua, chegam bem os que estão no estádio a torcer sempre, sempre contra o benfica...

      Excluir
    4. Parabéns pelas pesquisas, pelos dados e informações e pela compilação que tu fizeste pra apresentar aqui no site, mas eu tenho preferência a dar razão à voz do torcedor como foi visto aqui entre os torcedores portugueses que comentaram. É mais interessante quando se tem noção da visão dos torcedores. Acho que o retrato do futebol atual pode ser bem mostrado ao se entrevistar os torcedores que vivem o dia-a-dia, apesar de ver que isso é impossível.

      Excluir
  8. A distancia da cidade do Porto a lisboa são 300 Kms e não 140 como por lapso foi referido no artigo do autor.

    ResponderExcluir
  9. Olá. Sou do CF "Os Belenenses". Gostaria de fazer um pedido, sobre uma publicação entre a rivalidade Belenenses e Boavista, que brigam pelo título de 4º Grande. Esta rivalidade surgiu depois do Benfica ter sido campeão e os seus adeptos terem queimado uma camisola do Belenenses, em pleno Estádio do Restelo, o que foi repetido no ano seguinte, mas pelos torcedores azuis. Incluiu até um assalto ao autocarro da claque do Boavista(!) e apedrejamento do mesmo. A rivalidade continuou com diversas tifos, como uma que ficou famosa que dizia BFC, por esta ordem (inicias de ambos os clubes- Boavista Futebol Clube e Clube de Futebol os Belenenses), por isso todo mundo pensou que a claque do Belenenses se tinha enganado, mas não! Mal o jogo começou eles viraram isso e passou a dizer FDP (logo Boavista=FDP) e na 2ª parte colocaram uma a dizer CFB (agora bem) seguido de "o 4º Grande somos nós". É uma rivalidade bem curiosa que esquentou com a descida do Boavista aos campeonatos não profissionais (por corrupção) e do Belenenses à 2ª Liga. Este ano reencontram-se! Será que a rivalidade piorou com estes anos sem disputa de jogos?
    Parabéns! O artigo sobre o futebol português está muito bom! (Tentei que o meu texto fosse acessível para portugueses e brasileiros, mas devo ter cometido alguns erros... Sou Lisboeta de gema ;) )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigo.

      Grato pelo relato.

      Abraços.

      Excluir
    2. Correcção!
      O Boavista não desceu de divisão por corrupção, quando a ignorância fala é no que dá...

      O Boavista desceu ilegalmente e foi, anos mais tarde, ressarcido pela FPF e absolvido pelos tribunais...

      Quando não se sabe o que se diz é melhor estar calado.

      Boavista 4 ever!!!

      Excluir
    3. Deviam fazer uma reportagem sobre o "caso dos emails" do SLBenfica...isso é que era...

      Excluir
  10. FC Porto:
    2 Ligas dos Campeões (1987, 2004)
    2 Ligas Europa (2003, 2011)
    2 Taças Intercontinentais / Mundial (1987, 2004)
    1 Supertaça Europeia (1ª mão em 1987 e 2ª mão em 1988)

    Há dúvidas sobre quem é o melhor clube de Portugal? ;)

    ResponderExcluir
  11. Ahah o Benfica continua a ter mais adeptos no Norte do que o Porto, e quanto á questão da ditadura, é tudo inventado, no regime totalitário o Benfica era a única instituição que tinha eleições livres em Portugal, e muitos dos seus torcedores eram dirigentes da esquerda, logo iam contra o totalitarismo de direita ( apesar do Benfica albergar adeptos de todas as variantes políticas ). O que é facto é que desde cedo o Benfica se tornou um clube com origens humildes e do povo, por isso continua a ter uma implantação de adeptos em todo o território português muito maior face aos rivais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah ah, "e quanto á questão da ditadura, é tudo inventado, no regime totalitário o Benfica era a única instituição que tinha eleições livres em Portugal, e muitos dos seus torcedores eram dirigentes de esquerda" (conta-me "estórias"...), "logo iam contra o totalitarismo de direita ( apesar do Benfica albergar adeptos de todas as variantes políticas )." Então é que é que ficámos? todos livres e tal mas por lá andavam os fascistas do poder e não riscavam nada pois não? Julgo que no Brasil se costuma dizer que isto que você escreveu são conversas para boi dormir...

      os mesmos fascistas que metiam o bedelho em tudo, até na religião, iam deixar escapar o filão de um desporto de massas? O Jorge Palma tem uma música muito engraçada que começa assim: "Deixa-me rir, essa história não é tua..."

      E a história de o Eusébio não ter podido emigrar? Tudo de esquerda e liberal e democrático e tal, quem ditou as leis nessa altura?

      mas a questão da ditadura ser tudo inventado...é mesmo de rir à gargalhada...

      "Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade", sabe quem escreveu isto? Foi o mesmo que escreveu isto: "Der Mann ist gefährlich, er glaubt, was er sagt", vocês dizem a mesma coisa mil vezes e esperam que se torne verdade e o pior é que depois acreditam piamente na mentira que disseram só porque são mais e comungam todos da mesma opinião, isso não transforma uma mentira em verdade só por si...

      Existem clubes mais antigos que o benfica e com um cariz bem mais popular na base da sua criação e nem por isso se afirmaram com outro estatuto devido ao facto de, obviamente, estarem politicamente distantes dos centros de decisão, Lisboa pois claro...O próprio FCP teve dificuldades de reconhecimento até ao 25 de Abril de 1974, e o "grandes" durante um largo período de tempo eram o benfica, sporting e (espanto) o belenenses, todos de onde? Freixo de Espada à Cinta? Perdão, de Lisboa como é óbvio!



      Excluir
  12. E quantos aos títulos, ou melhor troféus como eu gosto de chamar ( para mim os títulos são os campeonatos nacionais) o Benfica tem 75 e o fcp 74

    ResponderExcluir
  13. No meio destes comentários fica bem explicito como é o típico adepto do FCP. Com complexos de inferioridade. Branqueiam a corrupção em que vivem desde há 30 anos para cá. E tentam menosprezar as conquistas do Maior de Portugal através da justificação do "regime". Benfica é e sempre foi o clube do povo. Um clube ímpar. Que é movido pelos milhões de adeptos que tem. O chamado "manto protector". A prova é que é um clube universal, é que na própria cidade de Paris, existem tantos ou mais adeptos do Benfica como do PSG. E sim, a norte existem mais adeptos Benfiquistas que Portistas.
    A tentativa de denegrir a imagem do Benfica vai ser uma luta eterna dos Portistas e Sportinguistas porque sabem a superioridade que o Benfica tem. A maior prova é quando 1 clube rival do Benfica ganha, a primeira coisa a ser entoada é impropérios contra o Benfica e não o apoio ao seu clube. (mas atenção há adeptos e adeptos, falo da maioria e infelizmente a maioria é assim).
    Por isso, tal como já se disse, apenas existem 2 clubes em Portugal: Benfica e Anti-Benfica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, explique lá essa história de branquear corrupção e de viver nela há 30 anos, mas explique bem o que era o "regime"e quem circulava nos corredores do Estádio da Luz, se ele desapareceu, se existe mesmo um "manto protector" e se, afinal ("Hélas"), os emails não existem e o que por lá se escreve é mentira...Que vocês são muitos é um facto, que se julgam o "mais maior melhor" clube do Mundo é outro facto...não deixo de dizer que me estou cagando, assim sem aspas nem nenhum pudor, para vocês e a vossa megalomania...

      PS: o caso dos emails é algo que surgiu de uma fuga (de um roubo dou de barato) de emails corporativos e não só relacionados com o Benfica e o "basfond" da arbitragem portuguesa e não só, ainda mal se levantou o véu...Investigue-se!!!! Ah ah ah

      Excluir
    2. Não preciso de explicar nada. Está à vista de toda a gente. Toda a gente sabe que aquele clube do norte vive da podridão,da mafia, de gente cobarde que faz permanentemente coação sobre a arbitragem. Emails há muitos. Até agora nada se sabe e nada se provou que houve corrupção. Este tipo de emails há em todo lado. mas se se provar que houve corrupção, então avancem e prendam esses canalhas todos. Não são como certas escutas... que mesmo sabendo que houve corrupção continuam a assobiar para o lado e a apoiar o grande papa... tudo o resto que diz é merd* e revela dor de cotovelo.

      Excluir
  14. O artigo ficou ótimo, mas as discussões e informações trazidas pelos torcedores portugueses nos comentários são o auge!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor do que ler os comentários é vir cá e viver de perto esta paixão. Ficas convidado desde já para vir ao estádio do Glorioso de Portugal (SL Benfica) e comprovar de que se trata realmente do maior e melhor clube português!

      Excluir
  15. A anormalidade desta gente dizer que o Sporting não ganha nada é simplesmente estúpida e mostra ignorância. Em Portugal, terrinha como diz o dono da coisa, quem não ganha o campeonato, não ganha nada. Amigos o Sporting está aí, bem vivo para calar essa lampionada e tripeirada de merda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E este é típico novo adepto do Sporting, um pouco à imagem do seu mais recente presidente que tenta travar uma luta sem igual contra a superioridade do Benfica em primeiro lugar e depois contra o Porto num segundo plano. Complexos. Recalcamentos. Nao aceitam ser o 3º de Portugal e acho que fazem bem, mas existem maneiras e maneiras de lutar contra isso, como por exemplo, ganhando mais vezes... Felizmente ainda existem bons adeptos e que não são à imagem do presidente. Saudaçoes..

      Excluir
    2. O que esta gente entende com o "Sporting não ganha nada" , quer dizer que as taças de portugal as supertaças,que o SCP ganhou nos ultimos 13 anos não contam? mas as mesmas competições ganhas pelo slb já contam?
      Vamos la por partes T.P- 3
      S.T- 3
      Isto são competições ganhas, se não fossem não faziam parte do calendário oficial da liga e da FPF.
      O correto será dizer que o SCP não ganha um campeonato a 13 anos.
      Mas os outros 2 grandes de portugal também tiveram uns anos em jejeum sem ganhar o campeonato,volto a referir CAMPEONATO, SL.

      Excluir
    3. O que esta gente entende com o "Sporting não ganha nada" , quer dizer que as taças de portugal as supertaças,que o SCP ganhou nos ultimos 13 anos não contam? mas as mesmas competições ganhas pelo slb já contam?
      Vamos la por partes T.P- 3
      S.T- 3
      Isto são competições ganhas, se não fossem não faziam parte do calendário oficial da liga e da FPF.
      O correto será dizer que o SCP não ganha um campeonato a 13 anos.
      Mas os outros 2 grandes de portugal também tiveram uns anos em jejeum sem ganhar o campeonato,volto a referir CAMPEONATO, SL.

      Excluir
  16. Muito boa a matéria. Parabéns! Mas se esqueceram de escrever que o Porto tem rival local sim, o Boavista. E também não citaram Braga x Guimarães, uma rivalidade entre duas cidades do Minho. E os clássicos da Ilha da Madeira? No mais, o texto é interessante.

    ResponderExcluir
  17. O Sporting ganhou a Taça das Taças em 1966 e tem 150.000 sócios; televisão própria etc...

    ResponderExcluir
  18. Tive a oportunidade de passar uma temporada em Portugal (Lisboa) e posso dizer que percebi a realidade retratada no artigo. Acho que os portugueses são muito mais apaixonados por futebol do que os brasileiros. Talvez porque eles ainda não tenham grande destaque internacional (somente agora ganharam uma Eurocopa. Percebi também que a rivalidade norte x sul é muito intensa na "terrinha" (é assim que também os migrantes portugueses se referem carinhosamente à cidade de origem), mas apenas pelos do norte. Parece-me que se sentem preteridos porque o país teve origem na região mas a capital está no sul.

    ResponderExcluir
  19. Muito bom o texto. Parabéns!
    Sou Brasileiro, filho de Portugueses, e tenho muita admiração e orgulho dessa terra maravilhosa.
    Meus pais são de Trás-os-Montes, da cidade de Macedo de Cavaleiros e, por serem do Norte, cresci ouvindo histórias do FC Porto. Sou torcedor do Porto, de acompanhar o time diariamente. Por não viver em Portugal, não sinto toda essa rivalidade com os times de Lisboa, muito pelo contrário, nas participações europeias torço para todos os times de Portugal, sem exceção, inclusive para o Benfica e o Sporting.
    Os comentários acima, feitos pelos leitores portugueses, foram cheios de conteúdo e curiosidades. Foi, realmente, um grande prazer ler este artigo. Aguardando, com expectativa, a parte 2.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Os.maiores De Portugal são : 1 Benfica 2 Porto, 3 Sporting, 4 Belenenses/Boavista 5 Braga

    ResponderExcluir
  22. Parabéns, acho que vale uma atualização depois de 5 anos da publicação.

    ResponderExcluir
  23. Muito bom o artigo! Sou português, lisboeta e sportinguista. Em Portugal o que se passa é muito simples: O Sporting foi o maior clube nacional nas décadas de 30, 40 e 50. A partir de 60 o Benfica venceu 2 Ligas dos Campeões e começou a destacar-se muito do Sporting. Até meados da década de 80, o Porto nem existia. Era apenas um clube bairrista cheio de ódio pelo Benfica. Com a chegada de Pinto da Costa (o dirigente mais titulado do mundo - assim como o mais mafioso), o Porto foi ganhando terreno aos dois clubes lisboetas. Venceu a sua primeira champions em 87 e a no início do século começou a ultrapassar o Sporting em campeonatos também. No entanto, é muito difícil de acreditar que o Porto tenha mais torcedores do que o Sporting (o que não deixa de ser incrível, visto que o Sporting não vence um campeonato há muito tempo). O grande problema do Porto é o facto de ser um clube duma cidade secundária e isso nunca vai permitir que pessoas de outras cidades se identifiquem tanto com o clube. Já em relação ao Benfica, conseguiram de há 10 anos para cá recuperar o orgulho, vencendo alguns campeonatos na disputa com o Porto (igualmente com muita corrupção à mistura como se tem visto com o caso dos emails - por isso é tão difícil para o Sporting vencer. Tem que combater com 2 dos clubes mais corruptos do mundo!). Saudações da terrinha irmãos brazucas!

    ResponderExcluir
  24. Há mais de trinta anos,acompanho o futebol portugues, e com toda certeza, o FC Porto nessas três décadas,foi infinitamente maior que seus rivais de Lisboa, isso é fato, o Benfica pode ter sido o maior ha 50 anos atrás, o Sporting também, mas na atualidade são apenas uma sombra se comparados com os dragões.

    ResponderExcluir
  25. O “porto” só começou a ser o 2’ maior clube de Portugal desde que teve o Pinto da Costa (o presidente mais mafioso do mundo) ganhou tudo à custa de corrupção.
    Portugal neste momento poderia ter mt mais torcedores do porto! Mas como foi tudo à base da nojenta “aldrabice”, o Benfica continua e vai continuar a ter o maior número de simpatizantes e adeptos em Portugal (quer seja, Norte, Centro e Sul)!
    Temos pena! Eh eh eh
    BENFICA sempre! -_-

    ResponderExcluir
  26. O porto e uma cidade lindíssima e grande, em têrmos financeiros e logísticos é relevante para Portugal. No entanto revela tanta falta de confiança, sentem se secundários, que irritante. Fazem as tristes figuras de um municipio ordinario retrógrado, assim como Algarve. A maneira como falam dos títulos do porto, falam de mundiais, quando se tratam de taças da treta(como todos sabem, patrocínios Toyota), quando o Benfica e o clube mais titulado em Portugal e com recordes mundiais reais. Número de sócios no mundo, número de adeptos per capita no país, títulos caseiros , etc. O Benfica , como Ronaldo diz, é o clube a que se dá mais relevo,e isso é que faz dele o maior.

    VIVA O BENFICA

    ResponderExcluir
  27. Benfica e os benfiquistas são o maior cancro de Portugal, de tal forma entranhado k nem com 50 anos de quimioterapia s conseguiriam salvar, tenho pena de vocês, ninguém tem culpa de ser doente, mas procurar ajuda não seria mau

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois existem artistas destes que destilam ódio, tal o tamanho da cabeça em aceitar a grandeza do Benfica. Depois queixam-se da violênica... Tão corajoso que até é "Unknown"...

      Excluir
  28. O polvo(Benfica) tem a mão (controla com facilidade) na política, comunicação social e até tribunais (magistrados, procuradores do minesterio público e afins)mas isso toda a gente sabe, bem ao estilo napolitano e siciliano, só faltam mesmo é começarem a matar gente, cuidado Rui Pinto hacker k denunciou muita coisa no footbaaleaks,há cá muita gente nas tuga k te quer tirar a tosse, mas pra mim és um herói, investigue se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é que é uma azia... batoteiros sabemos bem quem são. Clube da mafia e do papa.. todos sabemos quem é. A dragartagem está bem identificada...

      Excluir
  29. Sou brasileiro e vivo em portugal há muitos anos, e é incomparável o tamanho do Benfica com qualquer outra equipe portuguesa, tanto em números de titulo (futebol), quanto de torcida, a segunda maior equipe portuguesa é o porto

    ResponderExcluir
  30. Em Portugal existem 3 grandes clubes. Benfica, Porto, Sporting. Nos últimos 15 anos, o Porto e Benfica têm disputado a hegemonia do futebol português, tendo o Sporting enfraquecido nos últimos anos. No panorama internacional, o Porto é o que costuma fazer melhor figura nas competições europeias, já ganhou inclusive 7 títulos internacionais. O Sp. Braga é considerado o 4º grande em Portugal, pois foi um clube que cresceu muito nos últimos 10-15 anos e está sempre nos 5 primeiros da classificação. Depois temos clubes de média dimensão como o Vitória de Guimarães, Marítimo, Belenenses, Boavista e Vitória de Setúbal, que além de serem clubes históricos, têm uma boa massa adepta. Saudações Verde-Rubras.

    ResponderExcluir
  31. Benfica jamais venceu o meu Flamengo . Ao todo foram 9 confrontos:
    6 vitórias de Flamengo
    3 empates .

    ResponderExcluir
  32. Maiores de Portugal: 1 Benfica 2 Porto 3 Sporting 4 Belenenses e Boavista(pela tradição) 5 Braga 6 Guimarães...

    ResponderExcluir
  33. BENFICA é muito maior que os outros todos

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Publicaremos preferencialmente os comentários não-anônimos. Comentários anônimos desrespeitosos serão apagados. Comentários racistas, xenofóbicos e preconceituosos são proibidos e seus autores poderão responder judicialmente.